VOD NOTICIAS SEM CENSURA

Explosões são ouvidas próximas a aeroporto no Irã, diz agência #iraniana #Isfahan

 Voos foram suspensos em algumas cidades, segundo mídia estatal




Explosões foram ouvidas próximas à cidade de Ghahjaworstan, no Irã, nesta sexta-feira (19), no horário local, segundo a agência de notícias iraniana Fars, citando fontes locais. O motivo das explosões não ficou claro até a última atualização desta matéria.

A cidade fica a noroeste de Isfahan, no centro do país, que possui um aeroporto. “A cidade de Ghahjaworstan está localizada perto do aeroporto de Isfahan e da oitava base de caça da Força Aérea do Exército”, destacou a Fars.

Sistemas de defesa aérea foram ativados na província de Isfahan, segundo informou uma fonte iraniana à agência de notícias Reuters.


Todos os voos com destino à capital Teerã e às cidades de Isfahan e Shiraz, os aeroportos do Ocidente, Noroeste e Sudoeste foram suspensos, anunciou o diretor de relações públicas do Irã para uma empresa aeroportuária em entrevista à estatal Mehr TV.

A Iranian Press TV também está relatando que uma explosão foi ouvida perto do centro de Isfahan.

O site de rastreamento de voos Flight Radar 24 mostra vários voos desviados do espaço aéreo iraniano na manhã desta sexta-feira (19), no horário local. A Noticia sem censura contou pelo menos oito voos desviados.

Tensão entre Israel e Irã

O caso acontece dias após o Irã lançar centenas de drones e mísseis contra Israel, em retaliação a um suposto ataque israelense a uma embaixada iraniana.

Autoridades israelenses realizaram reuniões para discutir uma possível resposta à ofensiva iraniana, o que causou alertas na comunidade internacional pela escalada no conflito no Oriente Médio.

Não há confirmação de que as explosões desta sexta-feira (19) tenham relação com um possível ataque israelense.

***

A imprensa do Irã informou que os voos nos principais aeroportos do país estavam suspensos até segunda ordem. Também confirmou que os sistemas de defesa anti-aéreo derrubaram vários “objetos” que cruzavam os céus do país.

Mais cedo, o governo do Irã havia alertado Israel para evitar uma escalada. O chefe da diplomacia iraniana declarou que seu país fez chegar várias "mensagens" aos Estados Unidos para garantir que o Irã não busca "uma expansão das tensões" com Israel no Oriente Médio, informou seu ministério nesta quinta-feira (18). "O que pode aumentar as tensões na região é o comportamento do regime sionista", disse Hossein Amir Abdollahian ao chegar na manhã desta quinta-feira a Nova York para uma reunião do Conselho de Segurança da ONU.

Israel disse na quarta-feira que se reservava "ao direito de se proteger" da República Islâmica depois que Teerã atacou seu território com centenas de drones e mísseis no fim de semana. O ministro das Relações Exteriores do Irã insistiu que "mensagens foram enviadas antes e depois da operação" para os Estados Unidos, principalmente por meio da embaixada suíça em Teerã, que representa os interesses dos EUA no país na ausência de relações diplomáticas entre as duas nações.

Comentários