O presidente Joe Biden disse que Milton pode ser ‘a pior tempestade na Flórida em um século
O ciclone Milton chegou nesta quarta-feira 9 na Flórida como um furacão “extremamente perigoso” de categoria 3 (de um total de 5), trazendo tempestades, ventos de quase 200 km/h e inundações repentinas potencialmente mortais, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).
“As informações mostram que o olho do furacão Milton tocou o solo perto de Siesta Key, no condado de Sarasota, ao longo da costa oeste da Flórida”, diz o boletim do NHC divulgado às 20h30 locais (21h30 em Brasília).
Milton deve atravessar a Flórida como furacão e se dirigir para o Oceano Atlântico, com o centro turístico de Orlando, onde fica o parque Walt Disney World, em seu caminho.
O presidente Joe Biden disse que Milton pode ser “a pior tempestade na Flórida em um século” e pediu aos americanos em áreas de risco para saírem “agora, agora, agora”.
“É uma questão de vida ou morte”, acrescentou o presidente, que cancelou uma viagem à Alemanha e a Angola esta semana devido à emergência.
A chegada do sistema ocorre menos de duas semanas depois da passagem de outro furacão, Helene, que deixou um rastro de mais de 800 quilômetros de devastação nos estados do sudeste, com intensidade especial na Carolina do Norte, após entrar no noroeste da Flórida como um furacão de categoria 4 em 26 de setembro. Com mais de 230 mortes, esse foi o furacão mais mortal dos EUA desde o Katrina, em 2005.
Comentários
Postar um comentário