No dia 12 de outubro, o SBT realizou uma exibição especial de Chaves e Chapolin. O Dia das Crianças foi a data escolhida pela emissora para testar a receptividade da volta dos seriados à TV aberta brasileira. A audiência foi surpreendente, e a emissora já estuda como incluir os seriados em sua grade regular.
Esse retorno contou com o uso de um recurso tecnológico para tentar aprimorar a qualidade dos episódios, aplicando um tratamento de imagem via inteligência artificial. Conforme relatado neste artigo, infelizmente o resultado foi decepcionante: diversas distorções, borrões, falta de detalhes em algumas áreas, excesso de detalhamento em outras, e um certo efeito “boneca”, retirando detalhes da pele, por exemplo.
Diante das inúmeras críticas compartilhadas por muitas pessoas na internet, o SBT se posicionou publicamente. A emissora confirmou, em nota, que realmente utilizou inteligência artificial e que recebeu diversos feedbacks com sugestões de melhorias no processo, que serão levadas em consideração, sempre com o objetivo de manter a reprodução fiel ao que foi captado originalmente.
O pronunciamento do SBT enfatiza que a emissora deseja preservar ao máximo a forma como as produções foram captadas, e que o uso da IA visa corrigir distorções provenientes do registro analógico em fita.
Na prática, no entanto, o uso de IA nos episódios tem sido tão intenso que as produções agora apresentam anomalias visuais que não existiam antes e que não têm relação com o desgaste do material original.
Agora temos uma amostragem ainda maior para analisar os resultados, já que, desde (27), Chaves e Chapolin estão disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming do SBT, o +SBT. São 20 episódios ao todo, 10 de Chaves e 10 de Chapolin. A lista de episódios disponíveis é a seguinte:
Episódios de Chaves disponíveis no +SBT
- Vamos todos a Acapulco!
- Os Farofeiros
- Os Farofeiros – Parte 2
- A Casa da Bruxa
- O Festival da Boa Vizinhança – Última parte
- A Morte do Seu Madruga
- O Despejo do Seu Madruga
- Eu Não Creio em Fantasmas, mas que Existem…
- Uma Lição de Boxe
- A Briga dos Pombinhos
Episódios de Chapolin disponíveis no +SBT
- Dr. Chapatin e as Melancias / A Volta do Super Sam
- Os Piratas do Caribe – Parte 1
- Os Piratas do Caribe – Parte 2
- O Louco
- Histórias de Bruxas
- O Abominável Homem das Neves
- O Bandido
- A História do Menino que Jogava Brinquedos Fora – Parte 1
- A História do Menino que Jogava Brinquedos Fora – Parte 2
- Ser Pequeno Tem Suas Vantagens
Hoje pela manhã abri o +SBT para conferir se a emissora tinha realmente retrabalhado a questão do uso da IA nos episódios. Não quero ser aqui um futebolista, aquele que só vive “descendo a lenha” (pegou a referência?), mas, infelizmente, a sensação é que tudo ficou ainda mais artificial em relação aos episódios que foram exibidos na TV.
O primeiro episódio que assisti foi o “A História do Menino que Joagava Brinquedos Fora”. Em termos de implementação do uso da IA é um verdadeiro desastre, com direito a distorções severas no rosto dos personagens. Muitos momentos de uma completa confusão entre elementos do primeiro e segundo plano, suprimindo partes do corpo, além do uso excessivo de nitidez em algumas cenas, transformando os atores numa espécie de recortes de uma imagem PNG.
Em Chaves o resultado não fugiu muito disso. O episódio do Festival da Boa Vizinhança também está recheado de de contoros altamente marcados, uma suprimissão de detalhes em elementos que não estejam em quadro. Tudo é altamente artificial e sem vida.
O resultado também está sendo amplamente criticado no maior fórum de discussão sobre Chaves e Chapolin no Brasil, o Forum Chaves. Na sessão de comentários num post sobre a exibição dos episódios do +SBT, alguns usuários estão manifestando seu descontentamento: “Sinceramente essa IA tosca fez eu perder todo o “tesão” em assistir pelo +SBT. Distorceu totalmente as características originais da obra. Não tem como aceitar uma coisa dessas. Eu não consigo ficar bem assistindo uma atrocidades dessas”, escreveu um deles.
Confira mais algumas imagens dos episódios com filtro de IA implementado pelo SBT:
Outro usuário até compartilhou uma correção que ele fez e a comparou com a versão remasterizada pelo SBT:
A artificilialidade do filtro é perceptível com o episódio sendo reproduzido normalmente, não é necessário fazer pausas e analisar frame a frame.
Você chegou a conferir Chaves e Chapolin no +SBT? O que achou do resultado do uso da IA?
Comentários
Postar um comentário