Pular para o conteúdo principal

VOD NOTICIAS SEM CENSURA

Apito assustador! Moradores de BH repercutem alerta da Defesa Civil neste domingo (1°); veja como funciona

 

Apitos agudos foram disparados em celulares e dispositivos móveis na tarde deste domingo (1°), em BH


A Defesa Civil Estadual e o Governo Federal realizaram neste domingo (1°) testes do novo alerta de emergência na capital mineira. Com isso, celulares de milhares de belo-horizontinos apitaram simultaneamente - o que gerou pânico em vários moradores que estavam em locais públicos, como shoppings, bares e pronto atendimentos de hospitais.

Nas redes sociais, algumas pessoas relataram a tensão que passaram: “Imagina esse apito e você em uma sala de observação no hospital. Foi um caos aqui”, escreveu uma jovem. “Eu em um elevador lotado e o celular de todo mundo apitando. Pense no desespero?”, escreveu outra internauta.

Uma moradora comentou que estava no BH Shopping quando o alarme tocou. “Bh shopping parou! Todo mundo assustado achando que era incêndio! Estou tomando água com açúcar”, comentou

Apesar do susto, a Defesa Civil já havia comunicado que iria realizar os testes do sistema de alerta nesse domingo (1°) em Belo Horizonte. A cidade mineira foi a primeira capital do país a fazer testes do sistema, outros 36 municípios do Rio Grande do Sul também já fizeram testes. Confira abaixo algumas informações importantes:

O que diz a Defesa Civil?

“O alerta recebido neste domingo, 1º de dezembro de 2024, faz parte do teste do Defesa Civil Alerta, nova ferramenta de envio de alertas de emergência do Governo Federal. A implantação é coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Anatel, com execução pelas operadoras de telefonia móvel.

A Defesa Civil de Belo Horizonte aguarda liberação do Governo Federal para utilizar a ferramenta, que tem como objetivo complementar outros sistemas de emergência, alertando e orientando moradores de áreas com risco iminente de desastres, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos, vendavais e chuvas de granizo.”


Que tipos de alerta são enviados pelo Defesa Civil Alerta?

Com essa ferramenta serão enviados dois tipos de alertas (conforme sua severidade e finalidade): extremo e severo. Ambos são caracterizados por ameaças críticas à vida, à propriedade, à infraestruturas etc. A diferença entre eles é que: no alerta extremo - a urgência é imediata, precisando a população adotar medidas de autoproteção naquele exato momento. No alerta severo - a urgência não é imediata, tendo a população um pouco mais de tempo para se preparar e se proteger.

Como a população vai receber essas mensagens?

No caso, do alerta EXTREMO: a mensagem acionará um sinal sonoro no celular semelhante a uma sirene (duração 10 segundos e meio) - ainda que o aparelho esteja no modo silencioso, o que vai permitir maior eficiência do alerta nas situações de risco. Já no alerta SEVERO: o sinal sonoro será um “beep” similar ao do SMS (duração 2 segundos). Fica na tela até que o usuário dê OK.

É um aplicativo em que eu preciso baixar e me cadastrar?

Não é um aplicativo. O Defesa Civil Alerta (DCA) é uma ferramenta que utiliza o sistema de transmissão via telefonia celular, denominado internacionalmente como alerta de emergência sem fio (cell broadcast). Funcionalidades:

  • O texto da mensagem aparece em destaque na tela do celular - sobrepõe qualquer aplicativo que o usuário esteja interagindo.
  • Não é necessário o cadastro prévio ou a indicação de um CEP de interesse.
  • Alcance de pessoas localizadas na área de risco, definida pela Defesa Civil, que tenham celulares compatíveis (android e IOS lançados a partir de 2020) e cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G.
  • Podem ser residentes ou não, nacionais ou estrangeiros. O texto chega em português para todos.
  • O serviço é totalmente gratuito.

Usuários da rede de telefonia móvel em Belo Horizonte relataram ter se assustado, na tarde deste domingo (1º/12), com uma notificação incomum nos aparelhos celulares. O texto, com o título “alerta extremo”, veio acompanhado de um barulho de notificação, até para os celulares que estavam no modo silencioso.

A situação, no entanto, não é um alerta de risco real e se trata de uma demonstração para a capital mineira. A iniciativa é da Defesa Civil de Minas Gerais em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de celular.

O sistema Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia móvel para enviar mensagens de texto e avisos sonoros, interrompendo qualquer conteúdo em uso no aparelho, incluindo no modo silencioso. A tecnologia é direcionada para áreas de risco, com cobertura de rede 4G ou 5G, e não exige cadastro prévio do usuário.

A ação tem como objetivo apresentar à população o funcionamento prático da ferramenta, que emite alertas sobre riscos e desastres naturais, para que a população entenda como o alerta funcionará em situações de emergência, permitindo testar sua eficácia na transmissão de informações urgentes.





Comentários