VOD NOTICIAS SEM CENSURA

oficiais dos EUA dizem que russos podem ter abatido avião do Cazaquistão

 Primeiras evidências sugerem que um sistema antiaéreo russo pode ter derrubado um avião da Azerbaijan Airlines que matou 38 pessoas


As primeiras evidências sugerem que um sistema antiaéreo russo pode ter derrubado um avião da Azerbaijan Airlines, segundo disse uma autoridade dos EUA à CNN. O desastre aéreo deixou 38 pessoas mortas e 29 feridos.

Os sinais apontam que o sistema russo atingiu o voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines antes de cair perto de Aktau, no Cazaquistão, disse a autoridade dos EUA nesta quinta-feira (26).


Esta é a primeira vez que os EUA oferecem uma avaliação do acidente de quarta-feira do jato de passageiros que matou pelo menos 38 das 67 pessoas a bordo.


Se os primeiros indícios forem confirmados, pode ser um caso de identidade errada, disse o oficial dos EUA, onde unidades russas mal treinadas dispararam negligentemente contra o uso de drones da Ucrânia.


Autoridades do Azerbaijão, Cazaquistão e Rússia, três países ligados ao desastre, pediram que as pessoas não especulem sobre o acidente até que as investigações sejam concluídas.


Aqui está o que sabemos sobre a queda do avião até agora.


Qual foi a rota do avião?


O voo da Azerbaijan Airlines estava viajando da capital azerbaijana, Baku, para Grozny, a capital da república sul russa da Chechênia, antes de fazer um pouso de emergência a aproximadamente 3 quilômetros de Aktau, no Cazaquistão.


Os meios de comunicação russos informaram que o avião foi desviado devido a uma forte neblina em Grozny.


De acordo com o site de rastreamento de voo Flightradar24, o avião partiu na quarta-feira às 7:55 da manhã (no horário local do Azerbaijão) e caiu às 10:28.

As autoridades não explicaram por que o avião atravessou o Mar Cáspio, quando Baku e Grozny estão a oeste e Aktau a leste.


O ministro dos Transportes do Cazaquistão, Marat Karabayev, disse nesta quinta-feira que um centro de controle cazaque recebeu um sinal da Rússia cerca de 45 minutos antes do avião cair, dizendo que o voo estava sendo desviado.


O despachante russo disse que a aeronave estava com uma falha em seus sistemas de controle, e que a tripulação decidiu voar para Aktau depois de receber relatórios de mau tempo, disse Karabayev. O despachante disse mais tarde que “um tanque de oxigênio explodiu na cabine, fazendo com que os passageiros perdessem a consciência”.


Enquanto a tripulação da Azerbaijan Airlines fez duas aproximações de pouso no aeroporto de Aktau, a aeronave desviou do seu curso e perdeu comunicação com as autoridades de Aktau quando caiu, disse Karabayev.


A Flightradar24 disse em uma publicação das redes sociais que a aeronave foi “exposta ao bloqueio e falsificação de GPS perto de Grozny.” O bloqueio do GPS pode dificultar significativamente a capacidade de um avião para navegar e se comunicar, disse Flightradar24, criando potenciais riscos de segurança.

Dados e vídeo do acidente também “indicam possíveis problemas de controle com a aeronave”, disse o Flightradar24.


Quantas pessoas sobreviveram ao acidente?


Pelo menos 38 das 67 pessoas a bordo do avião morreram no acidente, confirmam as autoridades cazaques, incluindo dois pilotos e um comissário de bordo.


Cerca de 29 sobreviventes, dois dos quais crianças, foram retirados dos destroços, disse o vice-primeiro-ministro do Cazaquistão, Kanat Bozumbayev.


Dos passageiros que viajaram no avião, 37 eram cidadãos do Azerbaijão e 16 da Rússia, além de seis do Cazaquistão e três do Quirguistão, segundo dados preliminares do Ministério do Transporte do Cazaquistão. Nenhum dos que sobreviveram era cidadão cazaque, disse Bozumbayev.


A agência de notícias estatal azerbaijana AZERTAC informou que 12 sobreviventes serão transportados para o Azerbaijão na quinta-feira, cinco dos quais estão em uma “condição grave, mas estável.” Essas cinco pessoas serão transportadas de volta por uma aeronave especial do Ministério de Situações de Emergência do país, disse a AZERTAC.


A porta-voz da OTAN, Farah Dakhlallah, disse em uma publicação nas redes sociais que os “pensamentos e orações da aliança estão com as famílias e vítimas” do desastre. “Desejamos uma rápida recuperação aos feridos no acidente e pedimos uma investigação completa,” escreveu.


Qual foi a causa do acidente?


Vídeo e imagens do avião após a queda mostram perfurações na lataria do avião que parecem semelhantes aos danos causados por estilhaços ou detritos. A causa desses furos não foi confirmada.


A Azerbaijan Airlines inicialmente disse à AZERTAC que o incidente foi causado pela colisão da aeronave contra aves, informou a emissora. A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia, Rosaviatsia, também disse que o avião caiu depois de colidir com pássaros.


No entanto, Andriy Kovalenko, chefe do Centro da Ucrânia para Combater a Desinformação, parte do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, questionou isso, alegando nas redes sociais que o avião foi “abatido por um sistema russo de defesa aérea.”

O acidente ocorreu pouco depois de ataques de drones ucranianos atingirem o sul da Rússia. A atividade de drones fechou aeroportos na área no passado e o aeroporto russo mais próximo da rota do avião foi fechado na manhã de quarta-feira.


“A Rússia deveria ter fechado o espaço aéreo sobre Grozny, mas não conseguiu”, disse Kovalenko, especulando que as autoridades tentarão encobrir a verdadeira razão por trás do acidente, incluindo os buracos no avião, pois seria “inconveniente” culpar a Rússia.


Justin Crump, um especialista em inteligência, segurança e defesa e o CEO da empresa de consultoria de risco Sibylline, disse à BBC Radio 4 na quinta-feira que o avião atingido pela Rússia é “a melhor teoria que se encaixa em todos os fatos disponíveis que conhecemos.” Crump acrescentou que as defesas aéreas russas estavam ativas em Grozny na época em que o avião foi danificado.


“Eu não acho que isso seja deliberado,” ele observou, apontando que a Rússia está “muito preocupada” com os drones ucranianos ativos de longo alcance que “muitas vezes não são abatidos.”

A Osprey Flight Solutions, uma empresa britânica que analisa os riscos de segurança no setor da aviação, também disse em um alerta às companhias aéreas que o voo “provavelmente foi abatido por um sistema militar russo de defesa aérea”, segundo o Wall Street Journal.


O oficial dos EUA que falou com a CNN na quinta-feira não disse que tipo de sistema pode ter derrubado o avião. A Rússia tem vários sistemas antiaéreos, incluindo os seus avançados sistemas de mísseis terra-ar S-300 e S-400, bem como o sistema de médio alcance Pantsir e outros.


O que as autoridades estão dizendo?


O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta quinta-feira que seria errado especular sobre a causa do acidente de avião antes de uma investigação ter sido realizada, segundo a mídia estatal russa RIA Novosti.


Maulen Ashimbayev, presidente do senado do Cazaquistão, disse nesta quinta-feira que “a natureza desses danos e as causas do desastre são atualmente desconhecidas.”

Uma comissão foi criada para investigar o acidente, envolvendo representantes do Cazaquistão, Azerbaijão e Rússia, disse Ashimbayev.


Kanat Bozumbayev, vice-primeiro-ministro do Cazaquistão, disse que “mesmo a causa preliminar ainda não pode ser determinada, pois são necessários especialistas para isso.”

“Eles vão conduzir o trabalho, e então será claro”, disse Bozumbayev na quinta-feira.


Sistema de defesa russo teria derrubado avião no Cazaquistão, diz agência




O avião da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão, nessa quarta-feira (25), teria sido derrubado por engano por um sistema de defesa aérea da Rússia, de acordo com fontes envolvidas com a investigação entrevistadas pela Reuters. A queda da aeronave resultou na morte de pelo menos 38 pessoas.

Com 67 pessoas a bordo, o voo J2-8243 saiu de Baku, no Azerbaijão, rumo a Grozny, na Chechênia, mas acabou caindo em Aktau, no Cazaquistão, enquanto tentava pousar no aeroporto da cidade. As pessoas que conversaram com a agência de notícias disseram ter encontrado indícios de que o jato foi abatido pelo sistema de mísseis Pantsir-S da Rússia.



Além disso, há relatos de que as comunicações do avião Embraer 190 foram desativadas com o uso de equipamentos avançados operados por Moscou, ao se aproximar de Grozny. Esse tipo de ação teria levado o GPS a transmitir informações inconsistentes a respeito da localização exata do voo.

Localizada ao sul do território russo, Grozny conta com um forte aparato militar, sendo uma importante região para a Rússia na invasão à Ucrânia. Por causa disso, a capital chechena se tornou alvo de drones ucranianos, passando a contar com mecanismos capazes de interferir no GPS das aeronaves e de abatê-las.

Rússia não confirma ataque

Fontes do governo do Azerbaijão também relataram à Euronews que um míssil terra-ar foi lançado pelo Pantsir-S contra o avião da Azerbaijan Airlines, com os estilhaços atingindo-o após a explosão. Fotos dos destroços da aeronave mostram uma série de perfurações na fuselagem.

Ainda conforme a publicação, o voo não foi autorizado a pousar em nenhum aeroporto russo, apesar das solicitações dos pilotos, recebendo ordens de ir para Aktau. O governo do Cazaquistão confirmou 29 sobreviventes, com alguns deles tendo gravado imagens do interior do avião momentos antes da queda.


Questionadas sobre o caso, autoridades russas inicialmente disseram que o acidente foi causado por uma colisão de pássaros com a aeronave. Posteriormente, o Kremlin comentou que vai esperar as investigações para se pronunciar, alertando ser errado apresentar qualquer hipótese antes do fim dos trabalhos.







Comentários