VOD NOTICIAS SEM CENSURA

Senado aprova PEC que cria estado de emergência para turbinar benefícios sociais em ano eleitoral




 Imagem


Texto amplia até o fim deste ano Auxílio Brasil e vale-gás, e cria voucher temporário para caminhoneiros e taxistas. Proposta segue para a Câmara.


Resumo

  • Senadores aprovam PEC que prevê estado de emergência para viabilizar pacote social de R$ 41,2 bi; texto vai à Câmara

  • O texto amplia até o fim deste ano Auxílio Brasil e vale-gás, e cria voucher temporário para caminhoneiros e taxistas

  • Como estamos em ano eleitoral, o governo não poderia criar novos benefícios sociais. Mas a proposta seria uma maneira de contornar essa proibição

  • Apesar de criticar "caráter eleitoreiro" da medida, a oposição ao governo votou favoravelmente à PEC

Últimas atualizações

Por 67 votos a 1, senadores aprovam em 2º turno a PEC que prevê estado de emergência para viabilizar pacote social de R$ 41,2 bilhões. Texto segue à Câmara.

HÁ 4 MINUTOS

Senadores já iniciam a votação da PEC em 2º turno. Depois, o texto seguirá para análise da Câmara.

HÁ 17 MINUTOS

Com 72 votos favoráveis e apenas 1 contrário, os senadores acabam de aprovar, em 1º turno, a PEC que cria estado de emergência para turbinar benefícios sociais em ano eleitoral. .

O único voto contrário foi o do senador José Serra (PSDB-SP).

HÁ 17 MINUTOS

Após discussão e novas alterações no texto, partidos fazem orientação das bancadas.

A oposição deve votar favoravelmente aos benefícios, mas critica a forma pela qual isso poderá ser viabilizado: a decretação de "estado de emergência" a fim de que o governo possa usar dinheiro não previsto no orçamento. 

HÁ 48 MINUTOS

Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), relator da proposta, apresenta ajustes no texto após negociações com outros senadores.

HÁ 2 HORAS

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, abre a sessão e anuncia o início da discussão da PEC.

HÁ 2 HORAS

O Senado volta a discutir nesta quinta-feira (30) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que, entre outros pontos, amplia temporariamente o Auxílio Brasil, o vale-gás, e cria um voucher a ser pago a caminhoneiros. A proposta estava na pauta na sessão de ontem, mas foi adiada após pedido de vários senadores.

O senador Fernando Bezerra (MDB), relator da proposta, leu o parecer ontem em plenário. Entenda o que prevê o texto.

HÁ 4 HORAS

Pacheco encerra a discussão sobre a proposta. Após pedido de vários senadores, a votação do texto ficou para esta quinta-feira (30). Os senadores defenderam que o relatório de Fernando Bezerra (MDB-PE) só foi apresentado na manhã desta quarta-feira (29) e solicitaram mais tempo para analisar o parecer. 

HÁ 23 HORAS

Rodrigo Pacheco reabre a sessão. Os senadores decidiram avançar na discussão da PEC hoje, mas adiaram a votação para amanhã, às 16h.

HÁ 23 HORAS

Parte dos senadores quer mais tempo para estudar a proposta e defende o adiamento da votação. Já os aliados do governo têm pressa. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, propõe agendar para amanhã a votação. Ele suspendeu a sessão por 5 minutos para negociações.

29/06/2022 19H37

Veja abaixo os valores que estão na proposta. Os valores seriam pagos só até o fim do ano.

29/06/2022 18H33

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), relator da proposta, lê agora o parecer que será discutido e votado no plenário.

29/06/2022 18H11

Comentários