Perfis no Facebook, Instagram e Twitter publicaram a imagem manipulada (ibb.co/9GVF5tQ) e (ibb.co/vdZBHJg). Baphomet é uma figura mítica do paganismo que costuma ser associada ao satanismo. Já os emblemas do esquadro e compasso e do Olho da Providência, popularmente chamado de "o olho que tudo vê", são símbolos associados à maçonaria (here), (here) e (here).
Por meio de uma busca reversa de imagens no Google, a Reuters encontrou um link do site da loja maçônica Brasília nº 1882, uma das que compõem a associação de lojas maçônicas do Grande Oriente no Distrito Federal (GODF), com fotos de um evento no dia 31 de março de 2014, quando o então deputado federal Bolsonaro compareceu à sede do GODF para assistir a uma palestra de Augusto Heleno (here). Na fala, Heleno defendeu o golpe militar de 1964, que deu origem a uma ditadura de 21 anos. O general da reserva hoje é ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional do governo Bolsonaro (here).
No site da Loja Brasília e em um vídeo do evento (youtu.be/jNPGKZQcdVM?t=8293), é possível ver Bolsonaro de perfil e o general Heleno com as mesmas cores de gravatas que aparecem na foto viral.
Apesar de a mesma foto usada no post adulterado não constar do site da Loja Brasília, ela pode ser encontrada em uma publicação feita no Facebook em 2018 (here) e em um post de um blog datado de setembro de 2015 (here) e(bit.ly/3V4MBYb), em mais indicações de que a imagem é anterior à chegada de Bolsonaro ao Palácio do Planalto.
À Reuters, via WhatsApp, o atual presidente da Loja Brasília nº 1882, Ricardo Morato, confirmou que a imagem de Bolsonaro foi feita no evento de março de 2014.
Junto à foto adulterada, também circula um vídeo no qual Bolsonaro discursa em um templo maçônico. Apesar de, até o momento, não se saber ao certo a data do evento, é possível afirmar que a gravação também é anterior à chegada de Bolsonaro na presidência, pois há registros disponíveis na internet com data de 2017.
O registro mais antigo do vídeo encontrado pela Reuters é de agosto de 2017, quando Bolsonaro ainda era deputado federal, e foi publicado em um perfil pró-Dilma no Facebook (here). O conteúdo tem pouco mais de 7 minutos.
O local em que Bolsonaro discursa possui a mesma decoração e piso da sede da Loja Maçônica Pioneiros do Terceiro Milênio n° 2826, localizada em Volta Redonda (RJ) (here)
A Reuters procurou a instituição para confirmar a data do registro, mas não teve retorno até o horário da publicação desta checagem.
A maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista, segundo a associação Grande Oriente do Brasil. Apesar de não se identificar como religião, a instituição reconhece a existência de um criador, ao qual chama de Grande Arquiteto do Universo (here).
VEREDICTO
Alterado digitalmente. Um quadro do ídolo pagão Baphomet e símbolos associados à maçonaria foram inseridos digitalmente em uma foto que mostra o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) junto ao general Augusto Heleno e líderes maçons. A imagem é de um evento do qual Bolsonaro e Heleno participaram em março de 2014 no Distrito Federal.
Este artigo foi produzido pela equipe da Reuters Fact Check. Leia mais sobre nosso trabalho de checagens de afirmações nas redes sociais aqui (here).
fonte Reuters
Comentários
Postar um comentário