VOD NOTICIAS SEM CENSURA

Visita de #Lula à #Ucrânia pode mudar sua atitude sobre guerra, diz embaixada

 



A embaixada da Ucrânia no Brasil é favorável a uma visita do presidente Lula (PT) ao país, com o intuito de fazer o Brasil mudar de atitude em relação à guerra, que completa um ano hoje.

O que explica isso

  • Conversa com o presidente Zelensky sobre a visita ainda não aconteceu. O porta-voz da embaixada colocou o convite a Lula ainda como uma "suposição".
  • Posição do Brasil é próxima da neutralidade no conflito. Governo do PT defende a ideia de um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. É uma postura tradicional da diplomacia brasileira.
  • Itamaraty segue sem se envolver diretamente no conflito. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a conversar com Lula sobre uma postura mais incisiva contra os russos.

No caso de disponibilidade de o presidente Lula ir para a Ucrânia, isso pode mudar a percepção toda do Brasil. É uma boa ideia porque vai dar melhor percepção de como são as coisas e pode mudar a atitude sobre essa invasão em grande escala."


#ads


Lula já acenou que não fará parte de qualquer iniciativa para dar apoio político ou militar aos ucranianos, e que essa não é uma guerra que deve envolver o Brasil, segundo o colunista do UOL Jamil Chade.

O porta-voz ucraniano no Brasil afirmou que uma visita de Lula, para ver de perto as consequências dos ataques russos, pode mudar a visão do presidente sobre o conflito.

Ainda durante a campanha eleitoral, Lula chegou a dizer que Zelensky era tão culpado pelo conflito, no leste europeu, quanto o mandatário russo.

Na Assembleia-Geral da ONU, o Brasil votou a favor da resolução que condena "nefastas consequências humanitárias" da invasão russa, exige a retirada de tropas e se compromete com acordo de paz entre as duas nações.

Nós queremos um apoio de todos os países. A votação de ontem foi muito importante. Por isso nós queremos um maior apoio do Brasil e apreciamos aquele apoio que já foi dado."
Anatoliy Tkach

Comentários