As Forças de Defesa israelenses anunciaram que tropas começaram a realizar 'incursões terrestres' no sul do Líbano
Antes da confirmação da invasão, o Hezzbollah havia anunciado que atacou tropas israelenses na fronteira. O grupo afirmou que "atacou soldados inimigos em movimento" em frente a Adaiseh e Kfarkila, duas vilas no sul do Líbano.
A movimentação das tropas israelenses foram antecipadas pelos Estados Unidos, que anunciaram que Israel estava realizando operações terrestres "limitadas" contra o Hezbollah.
Nas últimas 24h, o Ministério da Saúde do Líbano informou que 95 pessoas morreram e outras 172 ficaram feridas em ataques israelenses nas últimas 24h.
Brasileiros no Líbano
O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta segunda-feira (30) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a realização de voo de repatriação de brasileiros no Líbano.
"A operação, coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, terá a data anunciada nos próximos dias, após análise das condições de segurança para o voo. O planejamento inicial da Força Aérea Brasileira prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, que se encontra aberto", informou o governo brasileiro
A Embaixada brasileiro no Líbano será responsável por contactar os brasileiros que vivem no país, e coordenar a operação com as autoridades locais.Desde 7 de outubro do ano passado, a região vive uma escalada de tensões após o grupo paramilitar Hezbollah atacar território israelense em apoio ao grupo terrorista Hamas.
Israel intensificou os ataques ao Líbano na última semana, quando um bombardeio deixou cerca de 500 mortos. No entanto, esta é a primeira vez que israel invade o Líbano por via terrestre desde a Segunda Guerra do Líbano em 2006.
Brasileiros serão repatriados
O governo brasileiro anunciou nesta segunda-feira (30) que fará uma operação de repatriação de brasileiros que estão no Líbano. Ainda não foi anunciado que dia será o primeiro voo, mas segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, deve ser nos próximos dias.
"O planejamento inicial da Força Aérea Brasileira prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, que se encontra aberto. A Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais", diz o comunicado.
Mais cedo, o presidente Lula voltou a condenar as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Em agenda com empresários na Cidade do México, o brasileiro chamou os ataques de Israel contra os grupos terroristas Hamas e Hezbollah de "matança desnecessária"
Comentários
Postar um comentário