Sindicato dos Roteiristas divulga nota CONTRA a fusão da Warner Bros. com a Paramount Skydance: “Seria um desastre”
A potencial venda da Warner Bros. Discovery tem sido o assunto do momento desde o seu anúncio há algumas semanas.
Os desdobramentos têm sido intrigantes, com a Paramount Skydance apostando em ofertas crescentes pela empresa (que incluíam a nomeação do CEO da WBD, David Zaslav, como co-CEO da possível fusão Paramount-WBD), enquanto a Netflix e a Amazon se mostraram interessadas em fazer suas próprias propostas.
A notícia tem sido de longo alcance, gerando até debates sobre o futuro da DC Studios, comandada por James Gunn e Peter Safran.
Agora, uma importante engrenagem da indústria se manifestou contra a situação atual. A Writers Guild of America East and West divulgou um comunicado (via Variety), expressando publicamente sua decepção com a potencial venda da Warner Bros. Discovery. A WGA caracterizou a possível fusão como desastrosa para os profissionais da indústria e prometeu trabalhar para bloqueá-la:
“Fusões e mais fusões na indústria da mídia prejudicaram trabalhadores, reduziram a concorrência e a liberdade de expressão e desperdiçaram centenas de bilhões de dólares que poderiam ter sido investidos em crescimento orgânico”, diz a declaração. “Combinar a Warner Bros. com a Paramount ou outro grande estúdio ou serviço de streaming seria um desastre para os roteiristas, para os consumidores e para a concorrência. A WGAW [Writers Guild of America West] e a WGAE [Writers Guild of America East] trabalharão com os órgãos reguladores para bloquear a fusão”.
Como observado pela Variety, essa não é a primeira vez que a WGA se opõe a fusões de mídia.
A associação, de fato, tem se manifestado contra elas desde o início dos anos 2000, opondo-se à fusão da AT&T com a Warner Bros. em 2016 (antes de ser finalmente finalizada em 2018), à fusão da Fox com a Disney em 2017, à fusão da MGM com a Amazon em 2021 e, mais recentemente, à fusão de 2022 entre a Warner Bros. e a Discovery.
A partir dessa aquisição, o WGA publicou “Promessas Quebradas” — um boletim que dá continuidade a uma publicação anterior, que se postava contra a consolidação na indústria do entretenimento —, onde declarou:
“A fusão da Warner Bros. Discovery ilustra claramente como a consolidação aumenta o poder dos guardiões às custas das vozes marginalizadas. […] Essa fusão imprudente já é um desastre claro para os criadores de conteúdo que perderam seus empregos e um potencial empregador, bem como para os consumidores que se deparam com um cenário de conteúdo mais pobre e menos diversificado”.

Comentários
Postar um comentário