VOD NOTICIAS SEM CENSURA

Aeroporto de Guarulhos tem 40 voos afetados após ocorrência com drones

 

Aproximadamente oito equipamentos estariam circulando ilegalmente no campo de decolagem e aterrissagem das aeronaves







Aeroporto Internacional de Guarulhos fechou por três horas, na tarde deste domingo (15), após uma ocorrência envolvendo voos de drones nas proximidades do aeródromo.

Segundo informações da Agência Nacional de Avião Civil (Anac), 32 voos foram direcionados para outros aeroportos e oito foram cancelados.

A ocorrência começou por volta das 16h, quando equipes do Comandos e Operações Especiais-COE, do Policiamento de Choque foram acionadas após o avistamento de aproximadamente oito drones.

Um bloqueador de sinal, visando neutralizar os equipamentos, foi utilizado e restabeleceu a segurança no local.


Em nota, a GRU Airport afirma que o aeroporto já apera normalmente. E ainda reforça que o uso de drones nas imediações do sítio aeroportuário coloca em risco a segurança da aviação e a integridade das pessoas.

Procurada a Companhia Aérea Azul afirmou que dois voos precisaram alternar para os aeroportos de Confins (MG) e Viracopos (SP). Já outros três, precisaram ser cancelados.

Já a Companhia Gol afirmou que quatro voos que tinham como destino GRU alternaram para outros aeroportos. A Companhia afirmou que eles já foram reabastecidos e retornarão para o aeroporto da capital paulista, e que todos os clientes impactados estão recebendo as "tratativas previstas pela Anac".


Drones paralisam aeroporto de Guarulhos por 2 horas



O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) foi fechado duas vezes na tarde deste domingo, 15, por causa da presença de drones. O fechamento do espaço aérea para voos comerciais e privados aconteceu por volta das 16h e as operações só foram retomadas duas horas depois. A assessoria do aeroporto não informou quantos voos foram afetados.

Neste intervalo, os voos previstos para pousar em Guarulhos foram redirecionados. Também houve cancelamentos.


A Polícia Militar foi acionada pela Central de Controle do Aeroporto Internacional de Guarulhos para averiguar a presença de ao menos oito drones que estariam sobrevoando a rota de decolagem e aterrissagem de aeronaves. O Comando de Operações Especiais (COE) utilizou um bloqueador de sinal para restabelecer a segurança do local.


Em nota, o aeroporto reforçou que o uso de drones nas imediações do sítio aeroportuário coloca em risco a segurança da aviação e a integridade das pessoas.


Comentários